A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, contratada pela Universidade Federal de São Paulo, Convênio Finep 01.24.0261.00 (2060/23) com o objetivo de apoiar o projeto “I’ Am Verde - Produtos químicos inovadores de base biológica ou mediante reciclagem para uma indústria automotiva verde”, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar bolsistas para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfis e atividades descritos a seguir:
1. DESCRIÇÃO DAS VAGAS
Tabela 1: Descrição, distribuição das
vagas e valores
Função |
Código da Vaga |
Regime das atividades |
Resumo das Atribuições |
Escolaridade mínima |
Quantidade de Vagas |
Valor Mensal Bruto (R$) |
Duração do contrato (meses) |
Bolsa DTI-A
|
DTI_A |
PRESENCIAL |
Ver anexo
1 |
Profissional com Doutorado concluído. Mínimo de 6 (seis) anos de
efetiva experiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação. |
3 (três) |
5.200,00 |
12 (doze) |
Bolsa DTI-B |
DTI_B |
PRESENCIAL |
Ver anexo
1 |
Profissional com Mestrado concluído. Mínimo, 2 (dois) anos de efetiva experiência
em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação. |
2 (dois) |
3.900,80 |
12 (doze) |
Bolsa DTI-C |
DTI_C |
PRESENCIAL |
Ver anexo
1 |
Profissional
de com nível superior |
1 (uma) |
2187,20 |
12 (doze) |
Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI)
1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital aquele(a)s que:
1.1.1. Tenham graduação conforme descrito no anexo 1 deste Edital
1.1.2. Tenham experiência acadêmica e/ou prática, devidamente comprovada, conforme descrito no anexo 1 deste Edital
1.1.3. Não sejam militares, servidores ou empregados públicos, integrantes do quadro permanente de pessoal da Administração Pública Direta ou Indireta
1.2. Atribuições das(os) bolsistas:
1.2.1. Descritas no anexo 1 deste Edital
1.3. Serão disponibilizadas 6 (seis) vagas, conforme Tabela 1
1.2.
São atribuições das(os) bolsistas:
1.2.1. (Ver anexo 1)
1.3. Serão disponibilizadas 6 (seis) vagas, conforme Tabela 1
2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS
ATIVIDADES
2.1.
Para o desenvolvimento das atividades previstas os (as) bolsistas deverão
dedicar 40 (quarenta) horas semanais.
2.2.
As atividades deverão ser realizadas de forma PRESENCIAL.
3.DAS INSCRIÇÕES
3.1.
Antes de realizar a inscrição, o(a) interessado(a)
em participar do processo seletivo, que recebe bolsa por outra
instituição, deverá:
3.1.1.
Verificar junto à referida instituição, a possibilidade de acúmulo de bolsas.
3.1.2.
Certificar-se de ter disponibilidade de horário para exercício da função,
conforme estipulado na cláusula 2. DA
DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES.
3.
2. O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as
00h01min do dia 28/02/2025 e as
23h59min do dia 23/03/2025. Somente serão consideradas válidas, as
candidaturas recebidas até esse horário (23h59min).
3.2.1.
Para efetivar a inscrição será necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br
de comprovante de escolaridade,
currículo lates e/ou
vitae e Carta de manifestação de interesse na vaga, em que se apresente o perfil desejável para a vaga (todos os documentos deverão ser
enviados em pdf).
3.2.1.1.
A carta de manifestação de interesse na vaga deve estar assinada pelo(a)
candidato(a), podendo ser digitalizada ou manuscrita.
3.2.1.2.
Não serão disponibilizados modelos para a carta de manifestação de interesse na
vaga, ficando a critério do(a) candidato(a) a adoção de formato e conteúdo que
entender cabíveis.
3.2.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o
NÚMERO DESTE EDITAL (028/2025) e o CÓDIGO DA VAGA.
3.3.
A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de
desclassificação dos candidatos.
3.4. Os candidatos só poderão se inscrever para uma das funções da cláusula 1. DESCRIÇÃO DAS VAGAS.
4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO
4.1. Será atribuída, conforme especificado: Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI): 1 (uma) bolsa mensal, de acordo com a tipologia descrita na tabela 1., conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 12 (doze) meses, correspondente ao período de 15 de abril/2025 a 14 de abril/2026.
4.2.A contratação/início das atividades ficará condicionada à liberação do recurso financeiro e à aprovação por parte do financiador do Projeto (FINEP).
5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
5.1.
Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições
estipuladas neste Edital. Não será permitida a alteração e/ou a complementação
da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do
prazo, em nenhuma hipótese.
5.2.
É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a)
selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade
até o terceiro grau com a equipe de coordenação do projeto objeto deste edital.
5.3.
É vedado o pagamento da bolsa prevista neste edital a candidato selecionado, de
nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil
(permanente ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de
validade vencido, por ser o mesmo de exigência obrigatória.
6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
6.1.
A seleção será realizada em duas etapas, que consistirão em:
6.1.1.
Análise dos currículos e cartas de intenção dos(as) candidatos(as).
6.1.2.
Entrevista, que será realizada de forma virtual/eletrônica
6.2.
É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de
entrevista, verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por
meio da divulgação disponibilizada no site https://fapunifesp.edu.br/editais
6.3.
Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por vaga.
6.4.
O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a
desclassificação do candidato, independentemente do motivo alegado.
7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período | |
1ª fase |
Análise curricular |
Classificatória e
eliminatória |
24/03/2025 |
2ª fase |
Convocação para Entrevista |
Divulgação e
Convocação dos Candidatos para 2ª fase |
25/03/2025 |
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória e
eliminatória |
26/03/2025 |
4ª fase |
Resultado preliminar |
Divulgação dos
candidatos aprovados antes da etapa de recursos |
27/03/2025 |
5ª fase |
Recursos |
Solicitação de
reconsideração do resultado preliminar |
28/03/2025 |
6ª fase |
Resultado pós recursos |
Divulgação da
listagem final de candidatos aprovados |
31/03/2025 |
7.1.
O presente processo seletivo será válido por vinte e
quatro (12) doze meses.
7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e disponibilidade de recurso financeiro adicional, hipótese em que haverá retificação do prazo de contratação definido neste edital.
7.3. O valor da bolsa poderá ser
reajustado, desde que condicionado à disponibilidade de recursos financeiros,
alteração do plano de trabalho e aprovação do órgão financiador, hipótese em
que haverá retificação do valor da bolsa definido neste edital.
7.4.
As atividades terão início em 15/04/2025 e
término em 14/04/2026.
8. DOS RECURSOS
8.1.
Os recursos referentes ao resultado do processo de seleção deste Edital deverão
ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em
até 01 (um) dia útil a partir da data de divulgação do resultado. No campo
ASSUNTO da mensagem, o(a) candidato(a) deverá identificar: Recurso para
processo seletivo – PROJETO “I’
Am Verde.”, EDITAL N° 028/2025.
8.2.
Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo
deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá recurso contra a decisão da
Comissão.
9. DA CONCESSÃO DA BOLSA
9.1.
O(a) candidato(a) selecionado(a) deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa,
que será disponibilizado pela FapUnifesp.
9.2.
Para elaboração do Termo, logo após a publicação do Resultado Final, os(as)
candidatos(as) aprovados(as), deverão providenciar a documentação, as
declarações e os formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e
enviá-la para o e-mail do Projeto:
9.3.
É obrigatório que a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança,
nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil ou ..........................
9.4.
O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil poderá solicitar
abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante
solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos
após sua seleção neste Edital.
10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. As informações prestadas, bem como
as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade do(a)
solicitante.
10.2.
A inscrição pressupõe a concordância com todos os itens deste Edital.
10.3.
Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo deste edital podem
ser obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
10.4.
A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as
situações não previstas no presente edital.
10.5.
A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou
em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que
isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.
10.6.
A bolsa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio
institucional ao projeto e não implicará, sob hipótese alguma, em vínculo
empregatício.
10.7.
Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão
Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da
análise curricular e entrevista do candidato.
11. DA PRIVACIDADE E
PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS
11.1. As
partes concordam que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais
somente será realizada na medida necessária para a execução do objeto da
prestação de serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente
sobre Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos
reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14
de agosto de 2018, bem como as demais normas aplicáveis.
11.2.
Os dados pessoais coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se
limitam às informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm
a finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V,
da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou
agentes públicos para fins de prestação de contas.
11.3. Disposições
específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser
dispostas na Política de Privacidade da FAP.
11.4.
Dúvidas, questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de
dados dos titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu
Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor
Finotti, através do e-mail: dpo@fapunifesp.edu.br.
Anexo 1
Tipo |
Equivalência |
Responsáveis |
Instituição |
Perfil
e atividades do bolsista |
DTI-A |
PósDoc
CAPES-CNPq Bolsa TT4 -FAPESP |
Prof. Yuri |
UFAM |
Buscamos um candidato com doutorado em Física,
Química ou Ciências dos Materiais para
atuar no desenvolvimento e teste de baterias de íon-lítio (Li) e íon-sódio
(Na). O candidato deve ter sólida experiência na síntese e caracterização de
materiais cerâmicos e/ou compósitos, além de um histórico de publicações científicas
e/ou patentes que comprovem sua expertise na área. Requisitos: ●
Doutorado em Física, Química ou Ciências dos
Materiais. ●
Experiência comprovada na síntese de materiais
cerâmicos e/ou compósitos para aplicações tecnologicas. ●
Familiaridade com o desenvolvimento e teste de
baterias de íon-Li e/ou íon-Na. ●
Expertise em técnicas de caracterização
estrutural e eletroquímica (DRX, MEV, EIS, EIC, ciclagem de baterias, etc). ●
Histórico de publicações científicas em
revistas de alto impacto, evidenciando suas contribuições no campo. ●
Capacidade de trabalhar de forma independente
e colaborativa em projetos de pesquisa interdisciplinar. Diferenciais: ●
Experiência com desenvolvimento de eletrólitos
sólidos ou eletrodos avançados. ●
Conhecimento em técnicas de escalonamento e
otimização de materiais para baterias. Os interessados devem enviar currículo, carta de motivação detalhando sua experiência, e uma lista de publicações relevantes. |
DTI-A |
PósDoc
CAPES-CNPq Bolsa TT4 -FAPESP |
Profa. Juliana |
UFABC |
PARA ATUAR NO GRUPO LABORATÓRIO PHOTOACTIVE NANOMATERIALS O candidato(a) fará parte de um grupo de pesquisa cujo foco
é o desenvolvimento de materiais para aplicação em sensores. ●
O candidato deve ser graduado em química, engenharia de
materiais ou bioquímica e possuir título de doutorado em áreas correlata ao
projeto. ●
Experiência comprovada em síntese de nanomateriais e
desenvolvimento de dispositivo. ●
Desejável conhecimento em bioinorgânica e/ou bioquímica. ●
Disponibilidade para viagens de curta duração. ATIVIDADES ●
Preparação e caracterização de nanomateriais inorgânicos. ●
Estudo de compatibilização dos nanomateriais inorgânicos e
enzimas ou peptídeos. ●
Desenvolvimento de sensor de substrato gasoso utilizados os
materiais preparados. ●
Avaliação de sensibilidade e seletividade do sensor para o
substrato de interesse. ●
Interface com equipe de eletrônica para integração do
biossensor ao wereable. ●
Analise de desempenho do biossensor obtido em condição de
operação. |
DTI-B |
PhD
(CAPES/CNPq) |
Higor |
SENAI-SP |
PARA ATUAR NO GRUPO DE TRABALHO DO IST METALMECÂNICA DO SENAI SP. O candidato fará parte de um time multidisciplinar da
unidade, focado na resolução de problemas em ergonomia de projetos de
desenvolvimento na fronteira do conhecimento tecnológico. ATIVIDADES ●
Realizar estudos ergonômicos dentro da parte interna de
veículos considerando a inserção de sensores que levantem informações sobre a
saúde do motorista. ●
Apoiar e estabelecer os requisitos ergonômicos a serem analisados
no estudo; ●
Indicar, após estudo, o melhor posicionamento dos sensores
dentro do habitáculo do veículo. ●
Criar protocolos de teste para levantamento das informações
ergonômicas do projeto e demostrar de maneira sistemática os resultados; ●
Desenvolver cases para os sensores a serem posicionados
dentro do habitáculo do veículo. ●
Desenvolver o projeto do case para o wearable (equipamento
vestível para o usuário). ●
Utilizar a tecnologia de impressão 3D para demonstração dos
projetos do case de sensores e wearable. ●
Trabalhar simultaneamente e em sintonia com os times de
design, engenharia e eletrônica. ●
Ter disponibilidade para viagens para teste e avaliação de
atividades do trabalho. REQUISITOS ●
O candidato deve ser graduado em design de produto e estar
cursando pós-graduação comprovada em alguma das áreas temáticas a seguir:
Ergonomia, Usabilidade, Desenvolvimento de Projeto de Produto e Sistemas
Informacionais (mestrado ou doutorado- Stricto sensu). ●
Experiência comprovada no desenvolvimento de produtos e/ ou
em pesquisas acadêmicas no campo da Ergonomia. ●
Conhecimento aprofundado em Ergonomia voltada ao
desenvolvimento de produtos industriais. ●
Experiencia em modelagem 3D de projetos e na utilização de
tecnologias de impressão 3D. |
DTI-B |
MSc (CAPES/CNPq) |
Jocinei |
SENAI-SC |
PARA ATUAR NO GRUPO DE TRABALHO DO IST de Meio Ambiente DO
SENAI SC. O
profissional deve ter nível mestrado, com graduação em Engenharia Química,
Química, Engenharia de Processos, Engenharia dos Materiais, ou áreas afins.
O(a) profissional deve ter forte interesse em bioeconomia, processos
sustentáveis e tecnologias emergentes para valorização de resíduos ou
hidrometalurgia. Conhecimentos em processos reacionais e em biorrefinarias
são essenciais, assim como a capacidade de aplicar esses processos na
obtenção de compostos bioativos de alto valor agregado. É desejável que o candidato
tenha experiência em técnicas de extração de compostos bioativos, química de
biomassa e desenvolvimento de produtos com valor agregado a partir de
resíduos ou fontes renováveis. Habilidades em pesquisa aplicada, análise de
dados e inovação tecnológica também são importantes para otimizar processos e
gerar soluções sustentáveis. Além de conhecimentos técnicos, buscamos um
candidato proativo, com capacidade para trabalhar em equipe multidisciplinar,
e com aptidão para redigir e publicar artigos científicos. O(a) profissional
atuará diretamente no desenvolvimento de processos de valoração de resíduos
para gerar produtos de valor agregado e contribuirá para o avanço da
bioeconomia circular, agregando valor a resíduos e promovendo a
sustentabilidade em processos industriais. |
MSc
(CAPES/CNPq) |
Profa. Laura |
Unifesp |
Profissional
de nível superior, graduado em Engenharia Química, Química, Engenharia de
Processos, Engenharia dos Materiais, ou áreas afins. O(a) profissional deve
ter forte interesse em bioeconomia, processos sustentáveis e tecnologias
emergentes para valorização de biomassa. Conhecimentos em processos
reacionais e em biorrefinarias são essenciais, assim como a capacidade de
aplicar esses processos na obtenção de compostos bioativos de alto valor
agregado. É desejável que o candidato tenha experiência em técnicas de
extração de compostos bioativos, química de biomassa e desenvolvimento de
produtos com valor agregado a partir de resíduos ou fontes renováveis.
Habilidades em pesquisa aplicada, análise de dados e inovação tecnológica
também são importantes para otimizar processos e gerar soluções sustentáveis.
Além de conhecimentos técnicos, buscamos um candidato proativo, com
capacidade para trabalhar em equipe multidisciplinar, e com aptidão para
redigir e publicar artigos científicos. O(a) profissional atuará diretamente
no desenvolvimento de processos que utilizam biomassa para gerar produtos
bioativos e contribuirá para o avanço da bioeconomia circular, agregando
valor a resíduos e promovendo a sustentabilidade em processos industriais. |